A quarta edição do projeto aconteceu no Complexo do Alemão, zona norte do Rio
O Conexão G celebrou a conclusão de mais uma turma na Escola de Formação Majorie Marchi. O projeto atendeu 10 mulheres trans e travestis, moradoras do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, que concluíram a formação dedicada aos temas “enfrentamento ao racismo e acesso à cidadania”. Nesta edição as aulas aconteceram na ONG EDUCAP, parceira fundamental neste projeto.
A Escola de Formação Majorie Marchi é uma iniciativa inovadora do Grupo Conexão G, criada com o objetivo de oferecer às mulheres trans e travestis as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios que ainda existem no seu cotidiano, bem como para promover a conscientização sobre questões relacionadas à identidade de gênero e à diversidade.
Durante quatro semanas de estudo e dedicação, as participantes da turma demonstraram grande entusiasmo no processo e se engajaram nas atividades propostas. As aulas abordaram uma variedade de tópicos, desde direitos humanos e saúde mental até programas e políticas públicas para acesso à serviços fundamentais. As alunas também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências pessoais, construir redes de apoio e fortalecer sua autoestima.
O último encontro do grupo contou com falas inspiradoras das participantes, que compartilharam suas experiências durante o projeto. “Foi muito importante participar desse curso pela aprendizagem do que é ser periférica. Aprender sobre o que é ser travesti, se politizar, conhecer nossos direitos. E também estar em contato com outras travestis, através disso fiz conexões, amizades”, falou Mirela de Souza, participante do projeto. Na ocasião, as participantes também apresentaram seu trabalho de conclusão do curso, uma cartografia com o mapeamento da existência ou ausência das políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ da América Latina.
Ao longo do percurso deste projeto, que já está na sua quarta edição, fica claro que o encontro da educação, do apoio comunitário e a promoção da igualdade e da inclusão, pode contribuir para que as pessoas superarem desafios e alcancem seus objetivos, independentemente das barreiras que enfrentem. O Conexão G reafirma seu compromisso de continuar a oferecer programas educacionais e de apoio para a comunidade LGBTI+, contribuindo para uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.